Competência é o substantivo feminino com origem no termo em latim competere que significa uma aptidão para cumprir alguma tarefa ou função. Adiar o que deve ser feito é uma das piores incompetências que alguém pode apresentar para quem deseja obter os melhores resultados. Primeiro porque desgasta emocionalmente e não se consegue ficar relaxado sabendo que existem pendências importantes à serem concluídas, segundo porque quase sempre envolve consequências e elas podem ocasionar na baixa qualidade da produção por não ter usado o tempo com sabedoria.

Observe a experiência de elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), por exemplo, quando começamos com antecedência e nos dedicamos para lapidar aos poucos o conteúdo com bastante tempo junto ao orientador, o trabalho, com certeza, atingirá um nível de excelência. Mas infelizmente a grande maioria das pessoas reclamam durante meses que devem fazer o TCC e deixam para encarar o “monstro” perto do prazo se esgotar, o que compromete a qualidade do trabalho apresentado.

Imposto de renda é outro exemplo clássico. As pessoas sabem que não tem como escaparem dessa. No lugar de se livrarem logo de uma vez acabam procrastinando e deixando para o último dia. E eu pergunto: Por quê? Se tiver restituição para receber vai atrasar, vai ficar preocupado pensando na pendência e ainda por cima a hora que não tiver mais como fugir, corre o risco de fazer correndo e cair na malha fina. Se tem que ser feito de qualquer forma que seja o quanto antes.

Quando as consequências envolvem os resultados para si mesmo é uma questão particular de cada um, mas quando envolve outras pessoas que são prejudicadas com a falta de comprometimento do procrastinador é desanimador. É lamentável não poder contar com a responsabilidade que gostaríamos que as pessoas tivessem. Muitas delas nem percebem o quanto atrapalham a vida dos outros com sua falta de responsabilidade em cumprirem prazos.

Com o passar do tempo vamos selecionando as pessoas certas para obter relacionamentos de sucesso. Infelizmente no caminho inevitavelmente vamos nos deparar com grandes decepções. O profissional competente sabe exatamente o que consegue abraçar e se achar que não é possível realizar dentro do prazo estipulado não assume compromissos. Prefere abdicar do projeto do que não cumprir com sua palavra. Prazos envolvem um cronograma a ser seguido. Quando isso é alterado pela incompetência e irresponsabilidade de alguns é atestado de que com aquela pessoa não será mais possível realizar nenhum trabalho. Ao menos que você não se preocupe com excelência e qualidade e nem no quanto sua imagem pode ser afetada por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *