A inveja é o desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia.  O desejo de possuir o que é do outro. Está diretamente associada à insegurança, baixa autoestima e insatisfação pessoal. Observe uma pessoa invejosa. Ela só abre a boca para criticar. Observe seu facebook, por exemplo, é crítica pura com um ar de ironia. Puro sarcasmo. A pessoa se acha “a inteligente”, “a sabichona”, “a engraçada”, “a esperta” quando na verdade a sua realidade é simplesmente patética. Um verdadeiro desastre. Observe a estrutura emocional e financeira. Observe o histórico das pessoas que ela costuma conviver. Observe o quanto sua vida é preenchida de alegrias e realizações. Quase sempre a mesma coisa. Passa ano e entra ano e aquela vidinha de sempre não tem nada demais. A não ser é claro, novos apelidos para quem inveja, novas críticas, novas opiniões furadas sobre tudo e sobre todos.

Mesmo assim, ela encontra-se num pedestal de superioridade onde acredita ser infinitamente melhor que qualquer um. Cria apelidos para todo mundo e debocha do maior número possível de pessoas. Quanto mais bem sucedido o objeto de deboche for, mais ridicularizado será por essa pessoa fracassada.

Fica bem fácil de identificar uma pessoa infeliz e invejosa. Ela geralmente faz o estilo sádica-sarcástica, lançando pequenas bombas sobre você. Ela quer que você se sinta mal. Faz comentários do tipo: Mas você deu uma engordadinha, né? Ou então quer parecer superior porque faz qualquer coisa melhor do que você. Ela reprime a sua raiva e frustração com sua vidinha abaixo da linha do medíocre e expressa quando surge o momento oportuno.

A vida de uma pessoa invejosa é muito triste, porque ela finge ser o que não é. Quer parecer forte quando na verdade é fraca. Quer parecer inteligente, quando na verdade não tem competência nenhuma para fazer o seu próprio trabalho. Quer parecer a sabichona, quando sua vida é uma sequência de erros e tropeços sem perspectiva nenhuma de melhorias.

É bom manter distância de pessoas assim. Além de extremamente desagradáveis elas são tóxicas. Finge ser sua amiga, mas não perde uma oportunidade de alfinetar qualquer atitude tua.

“Invejosos são pessoas que colocam “gosto ruim” naquilo que você conquista porque inconscientemente acham que aquilo foi roubado deles. Mas ninguém rouba de alguém aquilo que ele não tem: coragem de ir à luta!”. Essa frase é de um autor desconhecido, mas que define muita coisa para mim. É muito mais fácil gastar o tempo criticando do que gastando energia para melhorar a própria vida. Para identificar quem é quem nessa história, basta olhar seus resultados. Simples assim.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *